top of page
Foto do escritorRedação Portal Fronteiras

NOTAS DE PESAR: General Silva e Luna sepulta três ex-prefeitos em Foz do Iguaçu

Por Marcio Queiroz

Os exatos 73522 votos garantiram o ex-presidente da Petrobrás como o novo prefeito da Terra das Cataratas e praticamente, encerrou a carreira política de três ex-prefeitos.

 

PAULO MACDONALD’S GHISI

O primeiro foi Paulo Mac Donald Ghisi que perdeu a eleição de 2024 já no primeiro turno. Paulo liderou o município entre os anos de 2005 a 2012. De lá para cá tentou voltar, mas os problemas com a justiça, incompetência na articulação política e a soberba, destruíram a vitória dita, por ele, como certa. O Paulo, em muitos discursos a seus eleitores, vomitava arrogância em tom de “já ganhou”. Ao final, perdeu e perdeu feio! Em quase todas pesquisas publicadas no período eleitoral, apontavam Paulo em primeiro lugar. Em uma delas, a da Radar Inteligência, divulgada no dia 20 de julho de 2024, por exemplo, apontava Paulo com 44,6% das intenções de voto e o General com 17%. Na última semana, a pesquisa IRG/RIC mostrou parte da realidade: General com 42,5% e Paulo com 36%. Nas urnas, o General obteve 50,14%, enquanto Paulo alcançou os 32,58%.

O primeiro cargo público de Paulo foi como vereador em 1989. Em 1996, foi eleito vice-prefeito e em 2004 foi candidato a prefeito da cidade e venceu, sendo reeleito no pleito seguinte. Em 2016, disputou novamente ao cargo de prefeito e venceu a eleição, mas não pode assumir na época, por condenações relacionadas a improbidade administrativa. Em 2020 tentou novamente a prefeitura, mas não se elegeu, sendo derrotado pelo o prefeito Chico Brasileiro e agora em 2024 acumulou a terceira derrotada consecutiva. Dificilmente um politico de 75 anos de idade, milionário e com uma sequência desastrosa continue a busca de um cargo político. Não seria a hora de pedir música no Fantástico?

 

SAMIS DA SILVA

O quarto lugar nas eleições de 24, foi para o ex-prefeito. O iguaçuense de 57 anos comprovou que as práticas do “velho PMDB de guerra” não funcionam mais. Samis da Silva obteve os pífios 4,68% que representou apenas 6856 votos. Ele já estava praticamente aposentado quando foi chamado para disputar as eleições. Se fosse para vereador, Silva poderia ter sido eleito, pelo o estilo de política de guerrilha, que visita eleitor, por eleitor. Samis fez menos que o básico, para um candidato a prefeito. Ele também perdeu para um antigo parceiro de vida pública, o jornalista Airton José que ficou em terceiro lugar.

Filho do ex-prefeito de Foz do Iguaçu Dobrandino Gustavo da Silva, Celso Samis da Silva, governou a cidade entre 2001 e 2004. Tentou se reeleger, mas perdeu para Paulo Mac Donald. Se elegeu vereador entre 1993 e 1994 e entre 1995 e 1998 também ocupou o cargo de deputado estadual. Em 2008 tentou uma nova eleição ao cargo de prefeito, mas foi novamente derrotado por Paulo Mac Donald. Em 2010, foi candidato a deputado estadual, mas não se elegeu. A probabilidade de concorrer a qualquer cargo público é notoriedade descartada, os únicos cargos que poderá ocupar (ou sua esposa) são os comissionados.  


FRANCISCO LACERDA BRASILEIRO

O atual prefeito de Foz, Chico Brasileiro é considerado hoje um Walking Dead, porque:

·         Não lançou nenhum nome com o seu apoio declarado;

·         O seu vice-prefeito que poderia ser seu sucessor, fui um dos seus principais inimigos políticos, declarados;

·         Não apoiou declaradamente o candidato da esquerda, o jornalista Airton José que se apresentou como representante do Governo Lula;

·         Não seguiu o seu partido PSD no apoio ao General, acompanhando o Governador Ratinho (PSD) que indicou o vice-prefeito Ricardinho (PSD);

·         E nunca apoiaria um dos seus maiores desafetos, Paulo Mac Donald. Em tempos antigos Chico foi o vice-prefeito de Paulo, na eleição de 2008 e na eleição de 2012, teve o apoio de Mac Donald

·         “Em um estado de velório”. Esse é o depoimento dos assessores próximos a Chico, sobre o clima da prefeitura nos últimos meses antes de desocupar o cargo;

 

O prefeito Chico Brasileiro buscará apoio para as eleições de deputado estadual ou federal. Será o único ex-prefeito ainda ativo na vida pública, porém sem chance nenhuma de voltar ao Palácio das Cataratas, como prefeito.

1.059 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page