Premiação aos municípios que se destacam na operacionalização do microcrédito da Fomento Paraná ocorreu durante o Encontro Estadual de Agentes de Crédito, em Foz do Iguaçu
Os agentes de crédito Itacir Rovaris e Luciana Dani, representando o município de Francisco Beltrão, receberam nesta quinta-feira (30), o troféu de 1º Lugar Geral e 1º Lugar na Categoria até 100 mil Habitantes no Prêmio Estadual de Microcrédito – 2023.
A premiação, que reconhece municípios que se destacam na intermediação de operações e gestão da carteira de microcrédito da Fomento Paraná, foi entregue no 8º Encontro Estadual de Agentes de Crédito, promovido pela Fomento Paraná e Sebrae/PR, em Foz do Iguaçu, de 28 a 30 de novembro.
Esta é a quinta vez que Francisco Beltrão lidera o ranking, que mede o desempenho dos municípios na operacionalização do microcrédito.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior, que acaba de chegar de uma viagem à Alemanha em uma missão para atração de novos negócios para o Estado, enviou uma mensagem de agradecimento ao trabalho dos agentes de crédito presentes no encontro.
“A Fomento Paraná tem um papel importantíssimo através de vocês na vida de milhares de pessoas. Em especial, do micro e pequeno empresário, que é aquele que precisa de uma mão amiga, de um parceiro para abrir ou ampliar seu negócio”, disse o governador. E exemplificou: “É um dono de padaria, que quer fazer uma ampliação, comprar novos maquinários. Aquele que tem um açougue, a pessoa que tem uma loja de roupas que quer ampliar e melhorar. E muitas vezes as nossas mulheres”, disse.
Atualmente, rede estadual é composta por 330 municípios, mantendo 444 agentes de crédito ativos.
“Esse reconhecimento valoriza o trabalho de todos agentes de crédito no Estado, reforça nossa parceria com a Fomento Paraná e nos permite continuar e evoluir com essa estratégia que facilita o acesso ao crédito para empreendedores de micro e pequenas empresas”, considera Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR.
O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, agradeceu a participação dos agentes de crédito, a importante parceria com o Sebrae e também o trabalho dos colaboradores das duas instituições para o sucesso do evento, que terá a 9ª edição em 2024.
“Que tenhamos os próximos encontros, em benefício do nosso público, que são as pequenas atividades econômicas do nosso estado e por isso caminhamos juntos, com objetivo de fortalecer esse principal tecido produtivo do nosso estado”, afirmou.
Campeão com amor
Itacir Camilo Rovaris é agente de crédito em Francisco Beltrão, cidade que conquistou o primeiro lugar na categoria dos municípios entre 50 mil e 100 mil habitantes e, também, o primeiro lugar geral entre todas as cidades. O segredo, segundo ele, é amor.
“É um trabalho que começou há 23 anos e, hoje, em Francisco Beltrão, até os passarinhos já sabem que tem Banco do Empreendedor e Sala do Empreendedor. A sala está sempre cheia e hoje temos um truque: com cada um que faz o crédito, no final a gente termina perguntando se gostou e pedimos para contar para os outros e isso pega”, comenta.
As sementes foram plantadas e, com isso, Itacir garante que agora é seguir regando e cultivando o trabalho que já está dando frutos.
Nova categoria – até 5 mil habitantes
Para este ano, o Prêmio Estadual de Microcrédito ganhou uma nova categoria, para municípios até 5 mil habitantes. “Existem pelo menos 100 municípios que possuem 5 mil habitantes ou menos e outros 100 com até 10 mil habitantes, então a nova categoria é uma questão de justiça com o trabalho dos mais pequenos”, explicou o gerente de Mercado da Fomento Paraná, Luciano Martins.
Ao chamar os vencedores da nova categoria, o coordenador de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR, Amberson Bezerra da Silva, lembrou que, um ano antes, ouviu de um agente de crédito a declaração de que um dia estaria no palco para receber essa homenagem.
“E esse dia chegou. O agente de crédito chegou a esse palco e considero esse um grande exemplo de perseverança”, anunciou Silva, referindo-se a Taís Vitorino dos Santos, de Ângulo, que ficou em 3º lugar. Completa a relação de ganhadores na nova categoria o município de Rio Bom, com o agente Lucas Cotting, em 2º lugar.
O município que conquistou o 1º lugar na categoria até 5 mil habitantes foi Cruzeiro do Sul, com o agente de crédito Paulo Pessini. Ele disse que a novidade é gratificante e justa e que o principal fator para o prêmio advém do trabalho realizado na cidade.
“Contratos novos e de refinanciamento e ações de planejamento: esses pontos contribuíram para subir na pontuação. É um trabalho que ajuda muito, porque você ajuda a desenvolver os pequenos negócios, dando oportunidade para aquela pessoa que não tem acesso ao crédito convencional e, ao buscar crédito com a gente, consegue, porque é para isso que nós estamos aqui”, celebra.
Agora, com o troféu do primeiro lugar em mãos, ele garante: existe mais ânimo para conquistar resultados melhores em 2024. “A Fomento está de parabéns por essa iniciativa. Para 2024, vamos continuar o mesmo trabalho e procurar sempre melhorar porque os nossos empreendedores merecem!”, conclui Paulo.
Mais de 200 mil
Na outra ponta, vencedor nos municípios acima de 200 mil habitantes, Foz do Iguaçu ficou na primeira posição. Volnei Lambert, agente de crédito em Foz do Iguaçu há vinte anos, acredita que um dos principais fatores para a vitória na categoria acima de 200 mil habitantes foi a participação no programa Paraná Recupera, com crédito emergencial, e o apoio da administração municipal.
“Este prêmio representa o comprometimento da equipe do Banco do Empreendedor de Foz do Iguaçu, com apoio da administração municipal, que nos deixou avançar na distribuição do crédito e nos levou ao topo hoje nesta vitória. Mas uma das principais coisas que fizemos foi participar do programa Paraná Recupera, que reduziu a taxa de juros. São mais de R$ 20 milhões distribuídos em Foz, para quase 800 empresas atendidas em três meses de operação”, conta ele, que já tem objetivo. “A nova meta é chegar ao topo novamente no ano que vem. Nem tanto pela premiação e sim pelo montante de dinheiro que conseguimos disponibilizar para as empresas”, conclui.
Comments